Como chegar a Machu Picchu - A cidade Sagrada dos Incas

Machu Picchu foi eleita uma das 7 maravilhas do mundo moderno um título concedido merecidamente. Machu Picchu é um cidadela construída pelos Incas e que foi redescoberta no ano de 1911. Durante mais de 400 anos a cidade sagrada ficou escondida na selva peruana.

Como chegar

Do Brasil saem voos até Lima, a capital peruana e de Lima você deve pegar um voo até a cidade de Cusco, você pode pegar sua conexão no mesmo dia em que chega ou aproveitar alguns dias na capital para depois ir até Cusco.

Cusco é a cidade com maior infraestrutura para receber os turistas que vão para Machu Picchu, no próximo post do blog vou falar de Cusco e Lima e o que você pode fazer nestas cidades para aproveitar sua estadia ;).

Cusco é a porta de entrada para Machu Picchu de lá você tem algumas formas para chegar até a antiga cidade dos Incas, não há rodovias que levem até Machu Picchu, assim limita o acesso a cidadela trazendo mais garantias de preservação. Águas Calientes é um pequeno município que guarda a entrada da cidadela para chegar até lá você deve pegar um trem turístico em Cusco.

  • Viagem de trem até Águas Calientes. Essa é a viagem direta. O trem leva aproximadamente três horas e meia até chegar em Águas Calientes e de lá você precisa pegar um ônibus que segue pelas encostas da montanha por mais vinte minutos até entrar em Machu Picchu.

  • Passeio pelo Vale Sagrado e Ollantaytambo e pegar o trem até Machu Picchu. Varias agências em Cusco oferecem esse passeio saindo de Cusco. Nesse passeio rodoviário você visita as ruínas do Vale Sagrado e segue até as ruínas de Ollantaytambo, nessa cidade existe uma estação de trem para embarcar para Machu Picchu. Lembre-se de comprar sua passagem de trem antecipadamente e de ajustar o horário de embarque para não perder o trem. Verifique a hora que seu passeio termina em Ollantaytambo antes de comprar sua passagem de trem.

  • Trilha Inca. Uma opção para os mais aventureiros é pegar a trilha Inca. Você precisa pegar o trem em Cusco e desce no meio do caminho para fazer a trilha, a trilha maior são quatro dias de caminhada e você chega a Machu Picchu caminhando. Se esse for seu plano não esqueça de reservar a trilha com uma agência de viagem antecipadamente.

Comprar Ingresso para Machu Picchu

Desde 2017 houve mudanças no ingresso para entrar em Machu Picchu. As entradas agora acontecem em 2 períodos (6hs até 12hs e 12hs até 17h30), essa mudança veio devido a uma exigência da Unesco para melhor preservação da cidade. É preciso fica atento qual o horário da chegada do seu trem para comprar o ingresso de acesso a Machu Picchu. Os ingressos podem ser comprados tanto em agências de viagem, como também pela internet através do site do governo peruano: http://www.machupicchu.gob.pe/

O número de turista por dia a entrar em Machu Picchu é limitado, portanto compre com antecedência, se você tiver plano de visitar Wayna Picchu, a montanha que fica em frente a Machu Picchu saiba que somente 200 pessoas entram por turma lá por dia, são dois horários de entrada 7/8hs da manhã e 10/11hs da manhã.

Wayna Picchu ao fundo

Machu Picchu

A cidade perdida dos incas é divida entre a parte agrícola e a parte das construções.

Degraus de cultivo

Estes degraus de cultivo são um exemplo da engenharia Inca. A inclinação dos degraus permitiu construir na montanha sem que a erosão levasse a abaixo todas as construções ao mesmo tem que a água atravessa a parte construída da cidade por dutos feitos na pedra.

Quando ir

De Maio a Setembro é a estação das secas, sendo uma melhor época para caminhar pela cidadela, apreciar as belezas, fazer a trilha inca e bater algumas fotos.

Em Junho acontece em Cusco a festa Inti Raymi, que comemora o solstício de inverno remetendo a tradição inca, espere por desfiles e danças tipicas nas ruas de Cusco. Se for viajar na alta temporada (estação das secas), reserve com antecedência maior seus ingressos.

Você pode apoiar o blog fazendo sua reserva no boa abaixo. você não paga nada e o blog recebe uma pequena comissão ;)


#machupicchu #peru #cusco #ComoviajargastandopoucoparaGramado

You Might Also Like: