Coliseu Romano

O grande Coliseu é cenário do fantasioso de muitas pessoas. Mesmo aqueles que não são interessados em conhecer a Itália de um modo ou de outro já tiveram algum contato com essa magnifica estrutura, seja por filmes, por fotos ou pelo comentário de alguém.

Anfiteatro Flaviano é como foi chamado o Coliseu pelo imperador Tito, filho do imperador Flávio Vespasiano, este último que ordenou a construção do Coliseu. O tempo de construção total do monumento levou oito anos.

O Coliseu é outra demonstração da capacidade arquitetônica e do conhecimento de materiais dos povos do passado. Após 2000 anos o Coliseu permanece de pé, claro que o monumento atualmente se encontra em ruínas, mas não desmerece toda a engenharia empregada em sua construção, os edifícios contemporâneos não resistiriam mais que 100 anos se não passassem por uma manutenção, muitos tem seu tempo de vida estimados em 50 anos sem manutenção, isso é 40 vezes menos que o grande Coliseu!

Por fora o Coliseu se mantém mais preservado que o seu interior, onde observamos muito pouco do que foi um dia as arquibancadas originais.

O grande Coliseu permanece de pé após quase dois mil anos de sua construção, uma obra de uma das grandes civilizações ocidentais do passado. Roma e o grande Coliseu estão ali para lembrar que um trabalho bem feito vence o passar dos anos, que possamos deixar de legado obras grandiosas para o futuro, não apenas belas construções, mas principalmente bons costumes e boas práticas para bem viver.



You Might Also Like: